Identidades Visuais de Artistas Brasileiros

3 de outubro de 2012


Retirado do site Concretos Paralelos
Em 06/09/2012

Os artistas concretos se destacaram por seus trabalhos de arte, mas também pela atuação – e forte influência – no design industrial e gráfico (dando, depois, espaço para o início do design minimalista).

Se você tem mais de 20 anos, certamente se lembra destes: biscoitos Piraquê. A responsável pela identidade visual da marca – embalagens dos biscoitos, massas, caminhão e logomarca – foi a concretista Lygia Pape. A identidade tornou-se icônica e permaneceu igual até 2009, quando infelizmente sofreu uma repaginada no visual e perdeu suas características originais (exceto pela Goiabinha, que não sofreu alteração.)

Lygia Pape tambem desenvolveu fora das artes plásticas vários cartazes e letreiros para filmes do Cinema Novo, como o de “Vidas secas”.

Alexandre Wollner, outro artista concreto, foi um dos pioneiros designers brasileiros. Assim como Lygia Pape, Wollner popularizou a vanguarda nas embalagens com as latas de sardinha da Coqueiro.

A visualização do peixe é obvia: os dois losângulos que preenchem toda a lata. E o coqueiro é feito por uma sequência de semicírculos.

Wollner desenvolveu muitos outros logos, como o da Panam propaganda, o do Museu de Arte Moderna de São Paulo, Santista Têxtil, entre outros.

Logos feitos por Wollner

http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0310182_05_cap_04.pdf

Um terceiro exemplo é Aloísio Magalhães, que tambem criou logos como o da Petit Gallerie, Banco Federal Itaú, Empire Hotel e vários outros.

Logos feitos por Aloísio Magalhães

http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0310182_05_cap_04.pdf

http://daniname.wordpress.com/2009/11/27/o-crime-da-piraque/

Logos feitos por Wollner

http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0310182_05_cap_04.pdf

Logos feitos por Aloísio Magalhães

http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0310182_05_cap_04.pdfbaixa-agua-e-salbaixa-agua11baixa-goiabinha2

Para visualizar diretamente do site: http://www.concretosparalelos.com.br/?p=93









Busca | Search






Categorias | Categories


Eventos | Events
Exposições | Exhibitions
Clipping | Press
Vídeo | Video
Variados | Various